domingo, março 05, 2006

Criar pastas, E-Mails e outras coisas...

Comentando uma notícia sobre um programa de formação contínua para professores do primeiro ciclo na área das tecnologias de informação que o Ministério da Educação vai criar .
A dado passo lê-se: “No final do período de formação, os professores que tiverem aderido ao programa terão de realizar um teste prático para poderem obter um diploma de competências básicas em informática.”
Para conseguirem o diploma, os docentes terão de saber desempenhar no final das acções de formação, as seguintes tarefas:
Criar uma pasta, escrever, gravar e imprimir um texto, aceder à Internet e fazer uma pesquisa ou enviar uma mensagem de correio electrónico.
Tão pouco por um programa orçamentado em 5,3 milhões de euros e financiado por fundos comunitários?
E o que é feito do Programa Operacional para a Sociedade da Informação, POSI, já implementado e a decorrer?
Não andam a desbaratar fundos que deveriam servir para acções mais importantes, por exemplo, junto das famílias e dos Encarregados de Educação, de forma a enquadrar esta gente numa verdadeira acção educativa conjugada e promotora do sucesso educativo das crianças?
Os pais também precisam de formação, nomeadamente, no papel de educadores responsáveis e activos, na construção do Portugal moderno e civilizado.
Ou então, morangos, com muito açúcar...
Também é por aqui e por ali que a coisa tem falhado...

Sem comentários: