sábado, dezembro 03, 2005

Os continentes formaram-se mais cedo do que se pensava...


Estes zircões australianos dizem-nos o balanço dos elementos químicos e minerais que formavam a crosta terrestre primordial. Crédito: Mark Harrison.

"(..) As fotografias representam os minerais mais antigos da Terra que se conhecem, os zircões. Estes grãos têm a espessura de um cabelo humano e só se encontram na região de Murchison, no oeste australiano. Os zircões contêm elementos químicos raros, como o háfnio e o lutécio, que possuem tempos de vida muito elevados.
Quando a Terra se formou, não havia camadas distintas, era tudo matéria primordial fundida, essencialmente homogéneo – qualquer amostra de matéria da Terra apresentaria uma composição química com uma abundância relativa de háfnio e lutécio semelhante à que se encontra nos
meteoritos
. (...) "
Ler mais...

Afinal, há água em Marte...



Desta vez é uma certeza. A calote do pólo Sul marciano contém grandes quantidades de água. De gelo, para ser mais preciso. A maioria dos cientistas estão persuadidos, depois da observação, em 2002 de hidrogénio, um dos dois componentes, com o oxigénio, pela sonda americana MarsOdyssey. Mas, desta vez, os investigadores europeus viram, com os próprios olhos, através de uma câmara acoplada ao espectrómetro Omega, um instrumento que analisa a luz solar reflectida no solo e que permite determinar a sua composição.
Jean-Pierre Bibring, do Instituto de astrofísica espacial de Orsay (Essonne), que dirige a equipa científica de Omega, felicitou-se pelos primeiros resultados: «Penso que é uma notícia sensacional.»
In, La liberation, 02-12-2005

Sem comentários: