domingo, novembro 20, 2005

O abandono da agricultura



As imagens representam, em muitos casos, o resultado da aplicação dos subsídios à agricultura portuguesa em 65% da Superfície Agrícola Utilizada nacional. Pois é! O pior vem a seguir... Não há pachorra...
Numa entrevista recente, o professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia, alerta para um aumento do abandono agrícola e defende uma inversão da política agrícola em Portugal.
Para que a agricultura nacional tenha futuro, Portugal deverá ter 73% da Superfície Agrícola Utilizada preenchida com agriculturas ambientalmente sustentáveis, de conservação e com serviços rurais, contra os actuais 2%.
O cenário idealizado por Francisco Avillez, foi apresentado em Lisboa, esta semana, durante um seminário promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) com o objectivo de fundamentar e identificar as grandes linhas pelas quais se deverá orientar o Programa de Desenvolvimento Rural para Portugal, a vigorar no período 2007-2013.
Na actualidade, 65% da Superfície Agrícola Utilizada nacional é ocupada com agriculturas de produção apoiadas por subsídios e 33% com agriculturas economicamente competitivas.
Face às alterações que se avizinham na Política Agrícola Comum e às características da agricultura portuguesa, aquilo que se espera em relação ao futuro não é continuar a fazer o mesmo que temos feito até agora, mas sim, apostar numa clara estratégica de mudança"

2 comentários:

Perola Granito disse...

temos coisinhas para ofertas de Natal muito bonitas, queres dar uma olhadela?

lopesdareosa disse...

ah! Pois. A Agricultura!!!
Ver
http://lopesdareosa.blogspot.com/2010/09/ordenamento-da-floresta-quem-foi-que.html

e

http://lopesdareosa.blogspot.com/2011/03/os-barretes.html

Barros Lopes
Afife